Projeto de fonoaudiologia do Cemear desenvolve leitura e escrita

O Centro Municipal Especializado de Arapongas (CEMEAR) encerrou nesta semana as atividades do programa de fonoaudiologia na Escola Municipal Dr. Antonio Grassano Junior, o qual visa facilitar a alfabetização dos alunos. O projeto foi idealizado pela fonoaudióloga Pâmela Gimenez, e conta com o acompanhamento e auxílio da coordenadora do Cemear, Valdelice Covre. No ano passado o programa atendeu os alunos da Escola Municipal Aricanduva.

O projeto tem por objetivo estimular a atenção, memória, discriminação visual e auditiva somando com desenhos de boquinhas que facilita a correlação da letra e o seu som, tendo ponto e modo articulatório por orientação.

Segundo a fonoaudióloga, Pâmela Gimenez, através do desenvolvimento do programa foi possível perceber a evolução de seus pacientes, por isso preparou um material para que o mesmo projeto fosse trabalhado nas escolas municipais. “Quanto melhor for a habilidade de linguagem e fala, melhor será o desenvolvimento da leitura e escrita", explica Pâmela.

Neste ano o programa teve início com os alunos do terceiro ano da Escola Municipal Dr. Antonio Grassano Junior, e envolveu tarefas orientadas, capacitação dos professores, supervisores e direção da escola, encaminhamentos, quando necessário, orientação às famílias e ofertado materiais e curso para os segundos anos.

A diretora, Cleuzimar Cardoso, observou o aprimoramento da aprendizagem com as atividades do programa, ela e as supervisoras escolares, Amarilei Calisti e Maria Tereza Prijymack acompanharam a aplicação do projeto, e junto às professoras regentes das salas, Sandra Sena, Lucilene Paganini e Vilma Martins observaram o bom desenvolvimento dos alunos.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, parabeniza a importante iniciativa da equipe do Cemear. “A fonoaudiologia pode proporcionar um grande crescimento didático para os alunos. Estamos muito contentes com esse programa que irá refletir positivamente na vida das nossas crianças”, concluiu a secretária.

A equipe do Cemear segue com as atividades do programa de fonoaudiologia nas Escolas Municipais Profª Alzira Horvatich e Presidente Getúlio Vargas. A previsão para meados de maio é iniciar o atendimento nas Escolas Municipais Júlio Savieto e Colônia Esperança.


(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Arapongas)

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários