Arapongas adota nova tecnologia para gestão de cemitério
Desenvolvido para auxiliar prefeituras na gestão de cemitérios públicos, sistema em nuvem da IPM informatiza processos administrativos em Arapongas. Com mais de 35 mil sepulturas, o cemitério municipal ganhou uma moderna ferramenta online para organizar procedimentos e otimizar a arrecadação de taxas tributárias. Integrado à plataforma cloud computing Atende.NET, a nova funcionalidade utiliza a base online de dados do cadastro único do município, eliminando a necessidade de registros em antigos fichários de papel.
O grande diferencial do sistema é a possibilidade de automação dos processos burocráticos do cemitério, utilizando a ferramenta como meio de execução, controle e registro. Baseado nas diversas categorias existentes no software é possível gerar vários relatórios gerenciais. O sistema facilita a gestão de cobrança dos espaços nos cemitérios municipais, assim como o período de vigência. A ferramenta permite a geração direta de guias de pagamento, por exemplo, e dispõe de serviço de agendamento e emissão das taxas necessárias de forma online.
Em funcionamento desde 1939, o cemitério municipal de Arapongas enfrentava uma série dificuldades em procedimentos básicos, como a consulta de históricos, a emissão de relatórios e a gestão de espaços para sepultamentos. Implantada no final de fevereiro, a nova plataforma já apresenta resultados. “O sistema organizou vários setores, possibilitando o controle efetivo das informações gerenciais, desde a disponibilidade de vagas até o número de sepulturas ocupadas”, destaca o diretor do cemitério, Olívio Garbin.
Ivo Souza, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da IPM, explica que o sistema de gerenciamento de cemitério, baseado no agendamento de sepultamentos, pode conter inúmeros dados, como a causa da morte, a identificação do médico legista, a localização exata da sepultura, os contatos dos responsáveis pelo sepultamento, dentre outros registros. Também conta com ações de exumação, remoção de ossos e transferências de sepultados para outros cemitérios. “Possui ainda o controle de funerárias, casas mortuárias, coveiros e seus horários de trabalho. Todos os dados estão disponíveis 24 horas por dia no Portal de Serviços do município para acesso da população”, ressalta.
Comentários