Colégio Marques de Caravelas completa 74 anos de história

Fundado em 19 de outubro de 1.943, no Governo do Prefeito Miguel Blasi de Londrina, o Colégio Marques de Caravelas, nomeado em homenagem a “José Joaquim Carneiro De Campos”, diplomata brasileiro na época do Império, 1823, é mais antigo do que o próprio município de Arapongas, que nesta terça-feira (10), completou 70 anos de emancipação, enquanto a instituição de ensino completará no próximo dia 19, 74.

O colégio foi construído graças aos esforços dos pioneiros como os senhores: - Antônio Garcez Novaes, Deodato Atero França e outros, que se cotizaram angariando materiais como madeira, pregos, etc., além da mão de obra, utilizada dos moradores da região.

O prefeito de Londrina, Senhor Miguel Blasi cedeu as primeiras professoras municipais no início do ano de 1.943, bem como a primeira diretora do estabelecimento que foi a senhora Aracy C. França. As primeiras professoras do Grupo Escolar de Arapongas foram Nilda Dutra Cordeiro, Antonieta Torres Wagner, Francisca Dutra Cordeiro, Ilda Gonçalves, Ezequias Gonçalves, Maria de Lourdes Novaes, Ivone Martins, Nadir Siqueira Mendes e Clara Cavalete.
No ano de sua fundação o número de alunos foi de 186, distribuídos em 3(três) salas de aulas.
Em 1946, sendo diretora a Sra. Ivone Waldach Brunetti, o número de alunos foi elevado a 636. Ainda neste ano o Grupo esteve sob a direção de Argenide Nalim Malgueiro, cuja gestão se estendeu até 1.951, terminando o ano com 1.245 alunos em 1.949, no Governo de Moisés Lupion, com a nova construção do prédio realizada e inaugurada. Enquanto se constrói o novo prédio, as aulas foram sendo ministradas nas diversas salas alugadas, em vários pontos da cidade.
Atualmente, famoso “Marquês” possui 19 salas de aula e atende aproximadamente 1.270 alunos nos três turnos dos cursos Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários