Conselho Regional homenageia médico de Arapongas

Um profissional de Arapongas está entre os 67 que serão homenageados pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), durante solenidade em comemoração ao Dia do Médico, que será realizada no próximo sábado (21), em Curitiba.

Na ocasião, cada um dos médicos será condecorado com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, entregue aos profissionais que completam 50 anos de formados com histórico exemplar, ou seja, sem nenhuma sanção disciplinar na carreira.

Na edição de 2017 estará entre os homenageados o araponguense Waldomiro Alves Nunes, otorrinolaringologista, formado pela UFPR.

Diploma de Mérito Ético

 

Instituído em 1986, em iniciativa inaugural entre os Conselhos de Medicina, o Diploma de Mérito Ético-Profissional exige que sejam merecedores médicos com 50 anos de formado e histórico ímpar, sem nenhuma sanção disciplinar na carreira. Neste ano, dos 67 homenageados, sete são mulheres. Também há duas distinções in memoriam. Grande parte do grupo formou-se pela UFPR, pela Federal do Rio de Janeiro e Católica do Paraná. A maioria reside em Curitiba (30) e Londrina (9). Dentre os muitos professores da área médica estão alguns que participaram da primeira turma de formandos da UEL, em 1972: o cardiologista José Eduardo de Siqueira, o nefrologista Pedro Alejandro Gordon e o cirurgião torácico João Carlos Thomson, que teve a esposa, também docente, homenageada em 2016 com o Diploma de Mérito.

 

O presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, assinala que a condecoração desses grandes expoentes da Medicina tem importante efeito como exemplo na conduta ética dos jovens médicos, em especial num momento de expansão desenfreada de cursos e discutível qualidade formadora. Somente o Paraná deve começar 2018 com pelo menos 18 escolas médicas e mais de 1,6 mil alunos ingressantes.



 

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários