Palestra na Acia aborda as principais mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista

Desde sábado (11) que a relação entre patrão e empregado não é mais a mesma. Com aproximadamente 100 mudanças, a Reforma Trabalhista aprovada pelo governo de Michel Temer é mais profunda atualização na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) - criada em 1943, durante a ditadura de Getúlio Vargas.

O texto modernizou alguns artigos considerados "intocáveis". Agora, por exemplo, os acordos entre o empresário e seu time se sobrepõem à própria CLT.

Antagonistas argumentam que a Reforma pode, de alguma maneira, prejudicar o trabalhador. Seus defensores, por outro lado, observam que as mudanças eram extremamente necessárias para que o País volte a gerar empregos. Ressaltam ainda que a velha CLT de Vargas não dava mais conta das atuais demandas da economia globalizada.

No meio dessa gritaria toda, uma coisa é certa: pouca gente sabe de verdade o que está diferente - e qual é a profundidade disso. “Há mais de uma centena de alterações”, exclama a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia). “Para piorar, a maioria dos debates que acompanhamos pela imprensa parece bem superficial nos pontos que efetivamente interessam ao empresário”, afirma Evelyse Segura.

Palestra com o especialista

Mas se tem alguém que pode dizer com clareza como a Reforma afeta o dia a dia do empreendedor e de seus colaboradores é o advogado do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Ed Nogueira de Azevedo Júnior. Ele conhece o novo texto de cor e salteado. “O doutor Ed é um dos grandes estudiosos do assunto”, comenta Evelyse.

Especialista em direito empresarial, Azevedo Júnior já ministrou palestras sobre a Reforma Trabalhista por todo o País. Essa é a apresentação que ele traz à sede da Acia – edifício Palácio da Indústria e Comércio, 1º andar – nesta terça-feira 21, às 09h.

A palestra de Ed Nogueira de Azevedo Júnior se destina a empresários e contadores. É gratuita. “Não precisa ser filiado à Associação para participar”, diz Evelyse Segura. “Mas como as vagas são limitadas, pedimos que as reservas sejam feitas pelo telefone [43 3055 3377] ou por e-mail [recepcao@acia.org.br].” O prazo para se inscrever termina às 11h de segunda 20 – ou enquanto houver alguma das 50 vagas.

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários