SESCAP-PR realiza coleta de lixo eletrônico em Sabáudia neste sábado (30)

Você sabe o que fazer com equipamentos eletrônicos inutilizados, o popular lixo eletrônico? Muitas vezes, o equipamento em desuso acaba sendo descartado indevidamente no lixo comum o que causa sérios danos ao meio ambiente. Para ajudar a população de Sabáudia a dar uma destinação correta para esse tipo de material, o SESCAP-PR realiza neste sábado, dia 30, a Campanha E-Lixo. A ação acontece em frente à prefeitura (Av. Pres. Campos Sales, 2116), das 9 às 16 horas.

A ação tem como objetivo o recolhimento de materiais eletroeletrônicos para que sejam descartados corretamente, além de conscientizar a população quanto aos riscos oferecidos por esses produtos. A campanha é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Sabáudia.

O diretor regional do SESCAP-PR, Antonio do Carmo Simões, explica que muitos aparelhos eletrônicos contêm substâncias tóxicas e se descartados de maneira incorreta, tornam-se um grave problema ambiental. “Um computador, por exemplo, tem cerca de 18% de metais tóxicos e podem contaminar o solo”, disse.

Destino do lixo

Os resíduos arrecadados serão encaminhados à ONG E-Lixo. A organização é a única de Londrina e região com licença ambiental de operação específica para lixo eletrônico, concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Além de fazer a triagem e dar a destinação final correta para os materiais, a entidade também reforma computadores que são doados a instituições carentes.

A campanha

A campanha E-Lixo foi lançada pelo SESCAP-PR, em 2011, para atender à demanda das mais de 35 mil empresas representadas pela entidade e geradoras deste tipo de resíduo. Com o passar do tempo, a campanha foi bem aceita e por isso aberta à população. Em seis anos, já foram recolhidas mais de 330 toneladas de resíduos, nas cidades de Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo e Umuarama.

O que descartar?

O lixo eletrônico é todo resíduo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos. Aproveite para descartar na campanha E-Lixo: computadores; monitores; televisores; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; impressoras; câmeras fotográficas; aparelhos de vídeo; entre outros. Pilhas, baterias e lâmpadas não serão recolhidas.


(Fonte: Assessoria de Imprensa do SESCAP-PR)

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Mais Imagens

Comentários