Paraná registra mais 36 casos de dengue em uma semana

Em uma semana, mais 36 casos de dengue foram registrados no Paraná. No último boletim epidemiológico eram 403 registros e, nesta semana, já são 439. O município em que houve a maior incidência de casos foi Maringá, que tinha 78 pessoas com a doença e agora tem 91.

As cidades com mais casos continuam sendo Maringá, Londrina e Paranaguá. Nas duas últimas, no entanto, a média se manteve. Em Londrina eram 53 casos na última semana e agora são 54 e em Paranaguá, não houve mais nenhum registro, mantendo 34 ocorrências.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também divulgou que a infestação do mosquito atinge 315 municípios. O número é considerado preocupante, uma vez que revela que em cada 10 cidades, oito já tem a presença do mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

O levantamento apontou ainda que há uma evolução na questão das cidades infestadas, e isso significa que o Aedes aegypti está espalhado pelo Paraná, inclusive em regiões que antes não haviam identificado a presença.

A orientação continua sendo o reforço na prevenção e no combate ao mosquito. O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz, explica que o ideal é que as pessoas adotem uma rotina semanal de limpeza em suas residências. “Uma vistoria geral por semana é suficiente para deixar a casa livre do mosquito. Ação esta que dura em torno de 15 minutos e faz toda a diferença na guerra contra a dengue, a zika e a chikungunya”, declarou.

Demais doenças

As demais doenças transmitidas pelo mosquito apresentam os seguintes números: 14 casos de zika e três de chikungunya. Nenhuma morte em decorrência das três doenças foi registrada.

massanews.com

Foto: Fabrizio Penssati

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários