Arapongas está entre as dez cidades do Paraná que mais geraram empregos em 2025
Mais de 300 municípios paranaenses registraram saldo positivo na geração de empregos no acumulado de 2025, entre janeiro e março. Ao todo, 320 das 399 cidades tiveram dados positivos ou estáveis na geração de empregos, ou 80% do Estado. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, divulgados na última semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Dentre as 320 cidades, 314 tiveram resultados positivos, outras seis ficaram estáveis e apenas 79 tiveram saldo negativo no acumulado do ano. Nos últimos 12 meses, os índices são semelhantes: 299 municípios tiveram saldo positivo, ou 75% do Paraná.
O principal destaque na geração de empregos segue sendo Curitiba, onde o saldo foi de 15.143 vagas de janeiro a março. As contratações na Capital foram puxadas principalmente pelo setor de Serviços, com 76% do total. Na vice-liderança aparece Londrina, segunda maior cidade do Estado, com saldo de 3.564 vagas. Em terceiro lugar vem Maringá com saldo positivo de 3.174 vagas abertas. Fechando a lista de 10 cidades que mais geraram vagas no acumulado do ano estão São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; Arapongas, no Norte; Toledo e Cascavel, no Oeste; e Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Pato Branco, no Sudoeste, aparece em 11º lugar, mostrando a capilaridade na distribuição de novas vagas pelo Estado.
Das 314 cidades com saldo positivo, nove delas tiveram saldo acima de mil vagas.
O Paraná registrou o quinto melhor resultado do País com saldo positivo na geração de vagas de emprego no acumulado de 2025. Foram 60.757 postos de trabalho abertos no primeiro trimestre. À frente do Paraná estão São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Comentários