Araponguenses são multados em mais R$ 6 mil por descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), aplicou duas multas envolvendo descarte de resíduos sólidos em local inadequado. Uma das ocorrências foi registrada no Jardim San Raphael, onde um motorista de caminhão foi flagrado realizando o descarte de diversos resíduos em fundo de vale. A outra ocorrência aconteceu no Jardim Santa Alice, com uma pessoa descartando lixo comum e também reciclável em terreno. Ambos os casos foram denunciados pela população.

MULTAS - Ainda conforme a Seaspma, somadas as penalidades geram multas de mais de R$ 6.000,00 – o que corresponde a 10 UFAS cada. Os envolvidos também foram notificados para realização de limpeza e recolhimento dos materiais descartados irregularmente.

O secretário da pasta, Renan Manoel Rodrigues, reitera sobre a importância das denúncias, flagrante e registros dessas irregularidades. “Através de denúncias da população com o flagrante registrado em fotos e vídeos foi que conseguimos chegar aos autores de cada um dos delitos. Estamos em epidemia de dengue e todo o descarte irregular de lixo colabora para a proliferação da dengue e de outras doenças, além de ser um desrespeito com o meio ambiente e com a cidade que vivemos”, reportou.

DENUNCIE

Em casos de descarte de lixo e outras irregularidades, informações ou dúvidas, basta a população acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194. Ou também pelo link: https://arapongas.atende.net/autoatendimento/servicos/e-denunciasolicitacao-meio-ambiente

VOCÊ SABIA?

Segundo a Lei para Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a prática de descarte irregular de lixo pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários