GM aplica multa de mais de 19 mil por criação de pássaros silvestres sem autorização do órgão ambiental

O Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal (GM) de Arapongas aplicou multa de mais de 19 mil por criação de pássaros silvestres sem autorização do órgão ambiental. A ocorrência foi registrada em uma garagem de veículos localizada na área central da cidade, quando a equipe prestava apoio à Polícia Civil da 22ª SDP, em uma operação.

Durante os trabalhos, que tiveram inicio no município de Sabaudia, foram apreendidas armas, munições e coletes, além de várias gaiolas com aves silvestres sem licença ambiental.

Já no estabelecimento comercial em Arapongas, foram encontrados mais 10 pássaros de várias espécies diferentes: Trinca-ferro, canário-da-terra, coleirinha, Azulão, Curió e Papagaio-verdadeiro. As aves sem condições de retorno a natureza foram encaminhadas à um hospital veterinário.

O indivíduo detido foi levado pela Polícia Civil para delegacia e responderá na esfera ambiental por crime tipificado no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais 9605/98. No âmbito administrativo o infrator foi penalizado em 60 Unidades Fiscais de Arapongas-UFAs, totalizando R$ 19.658,40.

O GDA aproveita a oportunidade e destaca que a manutenção, criação, caça ou comercialização de aves silvestres é crime ambiental, podendo os envolvidos responderem criminal e administrativamente, com penas pesadas dependendo da gravidade dos fatos.

Qualquer pássaro silvestre necessita de licença ambiental para ser mantido em cativeiro e pessoas que estão incorrendo nesta prática, podem se regularizar realizando a entrega voluntária dos animais para o órgão ambiental, pois a entrega voluntária isenta a pessoa que está entregando a ave de qualquer penalidade.

Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (43) 3902-1194 da Secretaria de Meio Ambiente de Arapongas.

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários