Morador de Arapongas é multado em mais de R$6 mil por deixar animais soltos no centro da cidade

Um morador de Arapongas foi multado em R$ 6.552,80 por deixar animais soltos em via pública. A autuação foi aplicada pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM), em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (SEASPMA).

Após denúncias, o GDA localizou um boi, uma vaca e um bezerro soltos e percorrendo a região central da cidade, chegando inclusive a atravessar a Avenida Arapongas.

Segundo relatos de testemunhas, os animais percorreram cerca de 01 km em meio, em horário de fluxo intenso de veículos e pedestres, gerando sérios riscos de acidentes.

Diante dos fatos e observando que a criação de animais de grande porte é proibida em área urbana, assim como caracteriza infração a permanência de animais soltos em vias públicas, foi aplicada a autuação visando o cumprimento da legislação vigente.

Ainda de Acordo com a Guarda Municipal, os animais foram devolvidos ao tutor, após ter sido apresentado local adequado para encaminhamento.

O GDA salienta que a criação de animais como cavalos, bois ou similares, não pode ocorrer em perímetro urbano, conforme prevê a legislação ambiental vigente, podendo os animais serem apreendidos e os responsáveis multados.

As penalidades têm valor inicial acima de três (03) mil reais e são acrescidas conforme a gravidade da ocorrência.

Denúncias podem ser realizadas através do site do município, pelo o link:

https://arapongas.atende.net/.../e-denunciasolicitacao...

Ou em caso de emergências, através dos telefones (43) 3902-1194 da Secretaria de Meio Ambiente ou 153 da Guarda Municipal.

Compartilhe

Facebook Whatsapp

Comentários