Operação conjunta descobre cativeiro com mais de 2 mil aves em Arapongas
Uma operação integrada entre órgãos de segurança e meio ambiente resultou no resgate de aproximadamente 2 mil aves exóticas mantidas em condições precárias em uma residência localizada na Rua Beija-Flor de Penacho, no Jardim Caraveli, em Arapongas. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (11) após uma denúncia anônima feita por meio do canal 181.
Equipes da Polícia Civil, Polícia Ambiental, Guarda Municipal Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância de Saúde participaram da abordagem, que revelou a existência de diversas espécies de pássaros confinados em gaiolas, sem ventilação, luz solar adequada e em ambiente insalubre.
Segundo o coordenador da Guarda Municipal Ambiental, Emerson Alves, os animais foram recolhidos devido às condições inadequadas do local. “Não havia autorização do município para a criação desses animais, e o espaço comprometia seriamente o bem-estar deles”, relatou.
Uma médica veterinária especializada em aves esteve no local e confirmou que os animais corriam risco de vida devido ao ambiente degradante.
Além das aves exóticas, frangos, galinhas e coelhos também foram encontrados e levados para um abrigo apropriado, onde receberão tratamento veterinário especializado até a total reabilitação.
O responsável pelo local foi conduzido à 22ª Subdivisão Policial (SDP) e será investigado por crime de maus-tratos a animais. Ele também recebeu autuação superior a R$ 10 mil.
Comentários