Prefeitura de Arapongas investiu quase R$ 22 milhões na área da Segurança nos últimos oito anos
Arapongas é hoje referência em Segurança Pública – chegando a ser considerada a cidade mais segura do Paraná e uma das quatro mais seguras do Sul do país entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Além de mudanças na política de segurança pública, tudo isso também é resultado de pesados investimentos ao longo dos últimos oito anos, chegando a quase R$ 22 milhões. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), os recursos incluem aplicações na aquisição de novos armamentos, equipamentos e itens para monitoramento, 25 novas viaturas, uniformes e coletes balísticos ao efetivo da Guarda Municipal de Arapongas (GMA), sinalização viária, construção do Módulo de Segurança Integrada (Conjunto Flamingos) e reforma do Módulo de Segurança Integrada (Zona Sul).
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, avaliou positivamente os avanços na área da segurança nos últimos anos, destacando as quedas nos índices de criminalidade, integração entre as Forças de Segurança e planejamento estratégico. “Em termos de segurança, temos uma nova Arapongas. E isso é constatado na redução da criminalidade, na qualidade do efetivo da GMA e demais forças, além dos investimentos e parcerias pensados a longo prazo”, afirmou Onofre.
Principais conquistas para a Segurança:
- Construção Módulo de Segurança Integrada (Conjunto Flamingos)
- Reforma do Módulo de Segurança Integrada (Zona Sul)
- Construção do Módulo de Segurança no distrito de Aricanduva
- Novo Armamento
- Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
- Aquisição Equipamento Semafórico
- Aquisição de 25 novos veículos (de 2017 a 2024)
- Sinalização viária e serviços voltados ao trânsito
- Aquisição de Dispositivo Elétrico Incapacitante (Spark)
- Coletes Balísticos
- Munições
- Sistema de Vídeomonitoramento
- Aquisição de equipamentos, acessórios e serviços para manutenção do sistema de radiocomunicação
- Serviços de Solução de Gestão de Infrações de Trânsito
- Projeto Básico e Estudos de Engenharia Eletrônica e Monitoramento/Muralha Digital
- Novos uniformes
PROJEÇÕES
Confirmado para seguir como secretário da Segurança Pública na gestão do prefeito eleito Rafael Cita, o responsável pela pasta, Paulo Argati, já sinaliza ações e serviços a serem desenvolvidos e fortalecidos a partir de 2025. “Temos um plano de gestão em segurança pública já estruturado que contará com a ampliação do Projeto Muralha e Cidade Segura, ampliação de câmeras e monitoramento em 100% dos prédios públicos, padronização de todo o armamento da GMA e ações para contribuir com a mobilidade e educação de trânsito”, adianta Argati.
Comentários