Projeto Oftalmologia nas Escolas de Arapongas é modelo no Paraná
O projeto da Prefeitura de Arapongas “Oftalmologia nas Escolas”, em atendimento a todos os alunos do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental), classes especiais e a EJA, virou modelo no Paraná. Lançado oficialmente em 2024 - ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, a iniciativa oferece consultas, exames oftalmológicos, além da entrega de óculos aos estudantes com necessidade comprovada.
Na última segunda-feira, 07, o governo estadual anunciou a implantação do programa “Bons Olhos Paraná” para crianças e adolescentes - estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses – começando por de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral. O serviço traz contempla credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.
Em Arapongas, somente no ano passado, a ação inédita e integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação atendeu mais de 7 mil estudantes. Dessas, cerca de 2.100 foram contempladas com óculos de grau, o que corresponde a uma média de 30%. O prefeito Rafael Cita comenta que o projeto-piloto terá continuidade em 2025, além da motivação de vê-lo acontecer em outras cidades do Estado. “É algo realmente fantástico. Algo que nasceu em nosso município na gestão do prefeito Sérgio Onofre e deu resultado no aprendizado desses alunos e que daremos sequência em breve. E ver isso acontecendo em outras cidades do Paraná nos motiva mais ainda”, relatou.
Inicialmente, o serviço de oftalmologia nas escolas em Arapongas foi destinado somente para os alunos dos 5º anos, depois passou para todos os estudantes do fundamental e EJA. À época, a ampliação dos serviços contou com suporte de emendas do deputado federal Felipe Francischini.
Comentários